Ortopedia Geral

Ela pode começar durante a atividade física, em repouso ou até mesmo no sono, afinal, quem nunca sofreu com câimbra? Trata-se de uma contração contínua involuntária e repentina da musculatura que pode durar por segundos ou até minutos e tende a ser paralisante.

como evitar as caimbras

As causas podem ou não estar associadas ao esporte e exercício físico e ter diferentes origens, como: o uso excessivo de um músculo, fadiga, falta de condicionamento, tensão muscular, falta de hidratação, ou ainda o simples fato de manter a mesma posição por algum tempo. Porém, na maioria dos casos, a origem exata é desconhecida.

De forma geral, a condição é passageira e inofensiva, mas pode também estar relacionada a problemas mais graves como:

  • Estreitamento das artérias;
  • Compressão de um nervo;
  • Deficiência de nutrientes como cálcio, potássio e magnésio (que influenciam diretamente no relaxamento e contração muscular);
  • Uso de medicamentos diuréticos;
  • Diabetes;
  • Doenças neurológicas ou no fígado;
  • Distúrbios da tireóide;
  • Entre outros.

Embora possa acometer outras partes do corpo, as câimbras costumam ser mais frequentes nos pés, dedos e panturrilhas que são regiões sempre movimentadas e por se localizarem nas extremidades, por causa disso, os nutrientes precisam ser repostos mais vezes. Outros motivos que podem aumentar ou agravar o problema são os calçados inapropriados para a prática de exercícios e uma dieta desregrada.

Para aliviar os sintomas e até evitar episódios de câimbras é importante ter cuidados diários como praticar alongamentos antes de qualquer atividade física, tomar bastante água, manter uma dieta equilibrada, usar tênis apropriados para determinada atividade física e não sobrecarregar os músculos. Comer certos alimentos ajudam no processo de reposição de nutrientes. São eles: banana, abacate, sementes de girassol, espinafre, batata, beterraba, iogurte desnatado, brócolis, entre outros. Atualmente já existem medicamentos que fazem a reposição de minerais e vitaminas para prevenção das câimbras.

Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!

Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Ligar