A síndrome do trato iliotibial, também conhecida como síndrome do corredor, é um problema frequente em atletas. A banda iliotibial é um tecido rígido que percorre por toda a face lateral da coxa, perto do fêmur, osso da mesma parte do nosso corpo. Quando eles entram em atrito, a pessoa sentirá dores na região do quadril ou do joelho, perto das extremidades do trato iliotibal.
Por estar associada ao excesso de exercícios, a síndrome é comum entre atletas, seja profissional ou amador, especialmente corredores e ciclistas. As dores perto do quadril ou do joelho são os principais sintomas, que pioram caso a pessoa permaneça fazendo exercício.
O ortopedista é o médico responsável para o tratamento da síndrome. Conversando sobre o histórico do paciente, juntamente com exames de imagem, o médico fará o diagnóstico da lesão, que tem um tratamento quase sempre eficaz.
Dependendo da gravidade da síndrome do trato iliotibial, será recomendado anti-inflamatórias, bolsas de gelo e reabilitação com o acompanhamento de um fisioterapeuta para conseguir o alongamento específico da região. Existem casos em que uma infiltração é necessária, mas estes são mais raros.
Caso você teve a síndrome ou quer prevenir ela futuramente, o ideal é fazer alongamentos, fortalecimento dos músculos da coxa, quadril e tronco, além de ter um treinamento compatível com sua idade, peso e histórico de atleta.