O que é artroscopia?
A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião observar lesões intra e extra-articulares sem a necessidade de uma cirurgia aberta no paciente. Em geral, é um método simples e pouco dolorido que pode ser usado tanto para diagnósticos, quanto para realizar o reparo de um problema/lesão articular ou extra-articular. Os materiais cirúrgicos artroscópicos e laparoscópicos ocasionaram uma verdadeira revolução na área médica, em especial na ortopedia, pois permitem um rápido acesso a articulação sem ocasionar danos maiores. A artroscopia pode ser realizada na maioria das articulações sinoviais do corpo humano, em especial no joelho e ombro, que são articulações maiores e permitem melhor visão e mobilidade para execução de procedimentos.
Como é realizado a artroscopia?
Para o procedimento de artroscopia, são feitos dois ou três pequenos cortes na região lesionada, em um deles, é inserido o Artroscópio, uma câmera com a espessura de um canudo ou um botão, que transmite imagens para um monitor por onde o cirurgião irá analisar e se basear para o diagnóstico ou reparação, no outro, é inserido um gancho para reparo da lesão, ou mesmo uma pinça, para o caso da remoção de um corpo solto. Apesar de simples, a Artroscopia exige uma sala cirúrgica e anestesia. O procedimento leva em torno de uma hora para ser realizado, dependendo da patologia ou de quais tratamentos serão necessários.
Quando a artroscopia é indicada?
Atualmente, artroscopia é indicada para lesões em diversas regiões, como ombro, quadris, tornozelos e joelho. Em regiões mais delicadas, como a ATM (articulação temporomandibular), cotovelos, punhos e dedos, são utilizadas câmeras menores. Problemas como: Tendinite, ruptura de tendões, inflamação, calcificação, lesões de menisco, ligamentos e fragmentos soltos de cartilagens ou osso, podem ter a artroscopia como indicação.
É necessário lembrar que a artroscopia pode ser indicada quando testes como raios-x, ressonância magnética ou tomografia tiverem resultados inconclusivos. Dessa forma, o médico pode recomendar o procedimento como diagnóstico e tratamento.
Tempo de recuperação de uma artroscopia
Apesar de o processo de recuperação ser menos dolorido, do que em uma cirurgia aberta, são necessárias algumas semanas para a completa recuperação. É recomendado, que o paciente pratique exercícios para restaurar a força e mobilidade, dependendo também da recomendação do médico. Não é raro pacientes retomarem atividade diárias – como trabalho – poucos dias após o procedimento, contudo, se as atividades no trabalho forem pesadas, o tempo de recuperação será maior.
Mais informações
Os pontos da artroscopia serão removidos entre sete e 14 dias. Gelo e ataduras de compressão podem ser usados para reduzir qualquer inchaço. Além disso, analgésicos podem ser prescritos pelo médico para aliviar qualquer dor ou desconforto. O cirurgião deve informar o momento de retomar a atividade normal.
É importante salientar que o procedimento foi adotado como cobertura assistencial nos planos privados de saúde em 8 de janeiro de 2008 pela resolução do artigo 10 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que garante cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde privados para a artroscopia.
Além disso, o procedimento de artroscopia também é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como conta na Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Insumos Estratégicos do SUS referente ao grupo 4, disponível no site do Ministério da Saúde.