fbpx
Mão

O escafoide é um dos oito pequenos ossos que ficam no punho e ligam o antebraço com a mão. A forma mais comum de fraturá-lo é o traumatismo com hiperextensão da região, que ocorre quando a palma da mão vai em direção à parte dorsal do antebraçobraço.

Já a pseudoartrose significa articulação falsa e acontece quando o osso não está 100% cicatrizado/consolidado após uma fratura e se movimenta como uma articulação. Ou seja, quando uma pessoa fratura o osso escafoide e não trata corretamente, a lesão tem grande chance de evoluir para uma pseudoartrose.

A forma mais comum de fraturar o escafoide é em quedas com a mão espalmada. A pessoa sentirá dores e inchaços na região do punho, mais perto do polegar. No entanto, é difícil perceber uma dificuldade nos movimentos cotidianos logo após o incidente. E mesmo se o paciente for ao médico, os exames de radiografia inicial nem sempre relatam a lesão, dando margem à pseudoartrose no escafoide ao se optar por não imobilizar. O ideal é sempre desconfiar e imobilizar inicialmente até a confirmação do diagnóstico com novo exame após 7 dias.

A maioria dos casos tem cura: ao identificar a pseudoartrose no osso do punho, o médico avaliará a gravidade da lesão e o tempo em que ela ocorreu. Na sequência, o especialista indicará o melhor a ser feito. Opções como uma cirurgia podem ser discutidas. O tempo de recuperação será de um a seis meses.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Ligar